PASSO-A-PASSO COMO COMEÇAR UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS

Você é dessas pessoas que adora produtos inovadores e saudáveis? Quando vai a uma loja de produtos naturais fica encantado(a) e perdido(a) ao mesmo tempo? Possui um espírito empreendedor e quer  encantar outras pessoas com seu potencial? Está no lugar certo. Separamos abaixo algumas dicas para que você tome a decisão correta quando abrir uma loja de produtos naturais.

1 – Entenda a concorrência

Antes de mais nada, estude e visite outras lojas de produtos naturais, mercados orgânicos, supermercados e outros lugares que você entenda que podem acabar se tornando competidores diretos ou indiretos seus. Faça uma lista do que eles estão fazendo de forma correta  ou talvez não tão correta. Faça perguntas. Estude. O que você tem que evitar a todo custo é que a sua loja se torne uma versão menor de uma outra loja maior no mesmo bairro. Além de afetar seu potencial de lucro, sua identidade como marca pode ficar ameaçada.

2 – Decida seu nicho

Depois de entender o mercado e o que seus competidores estão fazendo, pense como você pode se destacar! Talvez focar em alimentos com quantidades reduzidas de sal, óleo e açúcar em todos os produtos da loja e utilizar isso como sua  vantagem competitiva? Talvez focar na importação de chás únicos que poderão ser encontrados apenas na sua loja? Talvez oferecer uma experiência aos seus clientes, onde eles possam se sentar por 10 minutos e apreciar um delicioso chá? Talvez contratar alguém que  tenha experiência e conhecimento produtos na área de vitaminas e proporcionar aos seus clientes um serviço que pode ser apenas encontrado na sua loja? Pense em como você pode fazer melhor que os seus concorrentes!

3 – Faça um brainstorming para  decidir o nome

Não pense que a escolha do nome é algo simples. Pense que não é apenas como as pessoas encontrarão você, mas fará parte de todo seu branding como loja. Pense no seu público-alvo e desenvolva o seu nome e logo focado para esse público. Caso sejam consumidores de classe A/B, pense em um nome com que essas pessoas se identificarão. Por exemplo, caso esteja em uma cidade pequena com pontos turísticos ou fator históricos famosos, você pode utilizar isso a seu favor!

4 – Prepare um orçamento detalhado

Antes de começar qualquer coisa, tenha em mente  quanto você possui disponível para investir no seu negócio de produtos naturais. Qual será o custo de start-up, criação de identidade visual, aluguel, estoque inicial, marketing, mão-de-obra, utilidades, entre outros? Não é um problema caso não possua tanto dinheiro para começar. O problema é não se preparar para todos os custos que poderão afetar seu negócio com antecedência para evitar surpresas.

5 – Encontre o ponto

A localização pode ser o fator determinante entre o sucesso e o fracasso da sua loja. Enquanto possa parecer verdade que seus clientes virão de longe para comprar com você enquanto a sua loja for a única na região, por quanto tempo você acha que isso pode durar? Pense que o seu sucesso pode ser exemplo para outros empreendedores em potencial e se a sua loja está crescendo, o que impede outras pessoas de copiarem a sua ideia e viraram seus concorrentes? Se seus concorrentes abrirem lojas em locais de mais fácil acesso, você pode perder sua clientela. Por outro lado, um local com maior tráfego humano pode encarecer exponencialmente seu custo de manutenção. Pense que o ponto escolhido tem que satisfazer suas necessidades, desejos e orçamento. Pontos próximos a academias, clubes e clínicas estéticas são uma boa alternativa. Sugerimos como tamanho mínimo algo entre 65m2 e 70m2.

Lembre-se que a legislação que se aplica a lojas de produtos naturais é a mesma que incide sobre outros estabelecimentos que comercializam alimentos. Você precisará seguir minimamente as normas que tratam dos requisitos gerais de boas práticas de higiene e serviço: ABNT NBR 15635:2015 e a ABNT NBR 15842:2010.

6 – Tenha uma equipe com bons profissionais

Todos os passos que listamos acima seriam inúteis sem a seleção de um time dos sonhos. Pense que a forma como as pessoas serão atendidas na sua loja vai ser a impressão que eles levarão dela. Invista em profissionais qualificados e comprometidos com o seu negócio. Evite ao máximo utilizar familiares. Muitos dos seus clientes já possuem experiência e conhecimento prévio no que estão comprando e você não quer pagar mico com funcionário despreparado, certo?

Invista em capacitação e treinamento dos seus funcionários.

7 – Marketing!

Agora que você possui sua marca, localização e orçamento, comece a espalhar a palavra! Comece a construir seguidores nas redes sociais e estimule o interesse das pessoas na sua marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *